Portos do Paraná instala unidade móvel de prontidão para atender animais durante derrocagem

Com informações da Portos do Paraná Devido às obras de derrocagem, a empresa pública Portos do Paraná contratou uma Unidade Móvel de Estabilização de Fauna para prestar atendimento de primeiros socorros aos animais que, eventualmente, venham a ser afetados durante a remoção de rochas da Pedra da Palangana, no canal de acesso ao Porto de […]
Com informações da Portos do Paraná

Devido às obras de derrocagem, a empresa pública Portos do Paraná contratou uma Unidade Móvel de Estabilização de Fauna para prestar atendimento de primeiros socorros aos animais que, eventualmente, venham a ser afetados durante a remoção de rochas da Pedra da Palangana, no canal de acesso ao Porto de Paranaguá.

Seis tendas foram montadas para atendimento inicial, com tanques e piscinas com circulação de água. O local possui capacidade para atender diferentes espécies: peixes, quelônios (tartarugas), aves e espécies maiores, como cetáceos (botos). A captura de água do estuário é feita via bomba submersa com capacidade de 30.000 litros hora, para estabilização dos animais aquáticos.

“A Unidade Móvel cumpre as orientações e tudo que foi requisitado pelo órgão ambiental licenciador para, no que tange a Portos do Paraná, trabalhar de forma preventiva”, explica o diretor de Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Ribeiro Santana. “O local tem objetivo de prestar um primeiro atendimento se, porventura aparecerem animais debilitados durante as detonações”.

8e72492a-613a11dd2e7e3-img_5099-a-scaled Portos do Paraná instala unidade móvel de prontidão para atender animais durante derrocagem

Segundo o diretor de Meio Ambiente, uma equipe multidisciplinar especializada vai prestar atendimento aos animais, visando o mínimo possível de óbitos durante das detonações. “Lembrando que na primeira detonação, feita segunda-feira (06), não tivemos nenhum animal debilitado e nenhum óbito”, salienta o diretor.

As tratativas metodológicas estão de acordo com práticas e referências sugeridas para atendimento à fauna em atividades de derrocagem sendo realizada, se necessário, por empresa especializada reconhecida nacionalmente. Os protocolos de atendimento de cetáceos e quelônios e da ictiofauna estão de acordo com metodologias utilizadas em projetos de monitoramento similares e em conformidade com as orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A Portos do Paraná segue o cronograma da obra que está disponível no banner e na página específicos no site e reforça o compromisso em comunicar a população durante toda a obra.

Nossos Programas