Foi discutido na Câmara de Vereadores de Paranaguá o projeto de lei 5973/2022 que prevê a destruição de obras que invadam áreas ambientais. O projeto foi encaminhado pelo executivo e aprovado com 14 votos favoráveis. Com a PL em vigor, mais de 150 famílias podem ficar desabrigadas.
De acordo com o projeto de lei, as áreas que são consideradas de preservação ambiental serão:
Art. 1º O procedimento de demolição de obras que ocorram em área de preservação ambiental será definido por meio da presente Lei.
Parágrafo Único. Para efeito dessa Lei, considera-se área de preservação ambiental, independente do ente da federação que instituiu ou caracterizou:
I – Áreas de Preservação Permanente;
II – Estações Ecológicas;
III – Reservas Biológicas;
IV – Parques Nacionais;
V – Monumentos Naturais;
VI – Refúgios de Vida Silvestre;
VII – Bioma de Mata Atlântica;
VIII – Manguezais;
O vereador Júnior Leite (PP), comentou sobre o projeto: ‘’Esse mecanismo foi criado para evitar novas invasões, as já existentes, o município sabe da responsabilidade em realocar ou regularizar as situações dos moradores’’.
O assunto também foi comentado pelo vereador Bruno Miguel (PP): ‘’A idéia deste projeto é basicamente freiar para que novas ocupações em áreas de manguezais, de preservação permanente não ocorram no nosso município’’.
Os moradores que se alocaram nestas áreas estão preocupados com o seguimento deste projeto e se manifestaram contra durante a discussão dos vereadores.