Ranking do TCE-PR mostra a transparência dos gastos das cidades do litoral

Por Michel Moreira O ranking lançado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná mostra detalhadamente as receitas e gastos de todos os municípios do Estado. O mapa está disponível no site do TCE-PR. Dentro deste ranking, Paranaguá é a cidade do litoral mais bem avaliada pelo TCE, aparecendo na septuagésima terceira colocação. O […]
Por Michel Moreira

O ranking lançado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná mostra detalhadamente as receitas e gastos de todos os municípios do Estado. O mapa está disponível no site do TCE-PR. Dentro deste ranking, Paranaguá é a cidade do litoral mais bem avaliada pelo TCE, aparecendo na septuagésima terceira colocação. O ranking continua com Matinhos (122º), Guaratuba (135º), Morretes (215º) e Antonina (255º). Das sete cidades do litoral apenas Pontal do Paraná e Guaraqueçaba não estão em uma boa colocação, 305º e 378º respectivamente.

A lista foi montada através de um termo de cooperação técnico-científica entre o TCE-PR e a Universidade Positivo. 35 alunos do curso de Direito da instituição se reuniram em 12 oportunidades de outubro a novembro do ano passado para analisar a qualidade dos portais da transparência das cidades paranaenses. “Nós fizemos um chamamento público, que é um processo público de seleção, que poderiam participar, além das universidades, também instituições públicas sem fins lucrativos voltados ao controle social.

Duas universidades participaram desse processo e a universidade Positivo foi selecionada. Os alunos foram treinados e sob a supervisão e orientação dos técnicos do TCE-PR eles passaram a verificar se esses portais da transparência estavam divulgando as informações de forma correta”, explica Luiz Henrique Xavier, gerente do Índice de Transparência da Administração.

Nossos Programas