Equipes da Polícia Civil do Paraná deflagraram, nesta manhã, a operação “Diária em Curso”, que apura fraude no pagamento de diárias de curso para uma vereadora de Pontal do Paraná e a emissão de certificados falsos. Por meio de um trabalho investigativo, a produção da TVCI apurou que a vereadora em questão seria a ex-presidente da Casa de Leis do município, Nega Borges (MDB).
Foram expedidos seis mandados de busca e apreensão contra os investigados. As ordens judiciais foram cumpridas em Pontal do Paraná, Céu Azul, no Paraná e Blumenau (SC), em locais relacionados aos investigados e também na empresa contratada.
Na ação, foram apreendidos documentos, celulares e computadores. De acordo com a investigação, a vereadora teria recebido diárias e inscrição para um curso em Curitiba, mas não compareceu. No entanto, recebeu a certificação. A empresa envolvida na fraude teria fornecido documentos falsos para justificar a prestação de contas.
A investigação teve início após uma denúncia anônima. Todo o material apreendido durante a operação será analisado ao longo das diligências, que seguem em andamento.
Os investigados poderão responder por peculato e falsidade ideológica.
Por meio de nota, a câmara de vereadores de Pontal do Paraná, informou que:
“A Presidência da Câmara Municipal recebeu oficialmente as autoridades e, como sempre, prestou total colaboração, entregando todos os documentos solicitados. Reforçamos que a Câmara Municipal atua com responsabilidade, transparência e respeito às instituições, contribuindo para o bom andamento das investigações.”
A assessoria da parlamentar informou por meio de nota que a vereadora está à disposição da Justiça para esclarecimentos necessários. Informou ainda que:
“Até o momento, a vereadora não teve conhecimento sobre a denúncia mencionada. Assim que tiver acesso às informações completas, prestará todos os devidos esclarecimentos, como sempre fez ao longo de sua trajetória pública.”