Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26), equipes da Polícia Civil realizam uma operação contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas na cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.
Ao todo, os agentes cumprem 83 mandados judiciais nas cidades de Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Piraquara e Pontal do Paraná. São 24 mandados de prisão, 35 de busca e apreensão e 25 bloqueios de contas bancárias utilizadas para movimentação ilícita de dinheiro. A ação conta com o apoio do helicóptero da Polícia Civil.
As investigações iniciaram em junho de 2023 e apontaram a prática de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, receptação de bens, posse ilegal de armas e associação criminosa. Segundo a PCPR, os envolvidos utilizavam contas bancárias de terceiros para dificultar a identificação dos responsáveis pelo dinheiro oriundo do tráfico.
A estrutura hierárquica da organização criminosa seria comandada por um casal e contaria com a participação ativa de outros membros, distribuídos em funções de controle financeiro, gestão de pontos de venda e comercialização das drogas.
“A organização atua de forma sistemática e estruturada no município de Colombo, demonstrando um planejamento estratégico que assegura o controle das operações e a obtenção de significativos lucros ilícitos”, explica o delegado da PCPR Victor Loureiro.
Os investigados possuem extensa ficha criminal. O líder da organização tem antecedentes por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Os demais envolvidos também possuem passagens por roubo, tráfico de drogas, homicídio, roubo de cargas e receptação.
Com informações da Polícia Civil.