×

Famílias de trabalhadores portuários vivem dia diferente no Porto de Paranaguá

*Da Agência Estadual de Notícias (Aen/Pr) A 2ª edição do Family Day foi realizada neste sábado (31), em alusão ao Dia do Portuário. Ao todo, segundo a Portos do Paraná, 42 famílias foram conhecer de perto a rotina do cais. Segundo a assessora da Diretoria Empresarial da Portos do Paraná, Anielle Araújo da Silveira, o […]
Famílias puderam conhecer a rotina do trabalho no porto Foto: Cláudio Neves / Portos do Paraná

*Da Agência Estadual de Notícias (Aen/Pr)

A 2ª edição do Family Day foi realizada neste sábado (31), em alusão ao Dia do Portuário. Ao todo, segundo a Portos do Paraná, 42 famílias foram conhecer de perto a rotina do cais.

Segundo a assessora da Diretoria Empresarial da Portos do Paraná, Anielle Araújo da Silveira, o Family Day é uma oportunidade para que funcionários e familiares conheçam o ambiente alfandegado. O projeto foi realizado pela primeira vez durante as comemorações dos 90 anos do Porto de Paranaguá, em 2025. A iniciativa foi tão bem recebida pela comunidade que acabou sendo repetida em 2026.

“Os visitantes ficam surpresos com o tamanho dos navios, o porte dos equipamentos no cais e, principalmente, com a confraternização entre os colegas. Trazer as famílias para perto é sempre importante”, afirmou Anielle.

Foram realizadas três saídas de ônibus, com guias explicando o funcionamento das operações e dos equipamentos. A técnica portuária Allana Cristine da Silva trouxe a família pela segunda vez. “Para mim, é um prazer estar com eles aqui, porque, no dia a dia, a gente acaba comentando alguma coisa do trabalho, da nossa rotina. Poder mostrar, na prática, o que fazemos e onde trabalhamos é muito interessante”, declarou.

A portuária trouxe a mãe, Ivanise Francisco da Silva. “A gente fica curiosa em saber como é o porto. É muito interessante ver a chegada e a saída dos navios, além das pessoas trabalhando”, afirmou.

Os visitantes foram recebidos com um café da manhã, e as crianças puderam participar de diversas brincadeiras. A técnica em segurança do trabalho da Portos do Paraná, Jamile Ghidetti Marcal, participou do evento com o filho Joaquim, de 2 anos, e a esposa Juliane Vidal.

O pequeno foi paramentado com colete e capacete, equipamentos de proteção individual fundamentais para os trabalhadores que atuam no cais. “Desde muito pequenininho, ele já é apaixonado por navios. Todo dia fazemos uma chamada de vídeo no início da manhã para ele ver as embarcações, e ele sempre pergunta se tem navio pirata”, explicou Jamile.

Fotos: Cláudio Neves / Portos do Paraná

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página