Por Bruna Letícia
Porto de Paranaguá receberá melhorias nos Sistema de Drenagem Pluvial de toda a faixa portuária
Algumas melhorias no sistema de drenagem pluvial irão acontecer em breve no Porto de Paranaguá em uma área de aproximadamente 300 mil metros quadrados, a Empresa Pública Portos do Paraná irá realizar processo licitatório, todo investimento vai totalizar em cerca de 20 milhões de reais. As obras deverão ser iniciadas em até 30 dias, após a assinatura do contrato, e concluídas no prazo máximo de um ano.
As obras acontecerão por lotes, serão quatro na faixa portuária e o quinto, portanto, localizado ao redor do Silo Público. De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, essas são as regiões onde se concentram uma maior movimentação de caminhões e cargas. Por ali, trafegam caminhões descarregados e carregados de fertilizantes e grãos de uma forma em geral, e acontece de resquícios dessas cargas caírem no chão, resultando a problemas de entupimento.Apesar da Portos do Paraná manter com frequência o serviço de limpeza e destinação correta dos resíduos, será implementado um novo sistema.
“Nossa intenção é reduzir os gastos com a varrição. Sempre que há movimentação nós realizamos o tampamento das caixas e fazemos a proteção das bocas de lobo. O projeto, é implementar um sistema de drenagem mais inteligente, que tenham grades separadoras de resíduos sólidos, evitando que os mesmos possam ir para as galerias de drenagem e cheguem até a baía de Paranaguá. Neste momento, já teremos um ganho ambiental, muito grande”, disse.
Outro ganho será com relação ao Porto/Cidade, o que isso significa? Atrás da Faixa Portuária, ficam as principais Avenidas, por onde trafegam milhares de caminhões diariamente, quando as chuvas são intensas, ocorrem alagamentos. Segundo Santana, o objetivo é de conectar as galerias “ É Essa drenagem que vai levar para dentro da baía e faremos com que a água da chuva escoe mais rápido a fim de evitar os alagamentos e diversos transtornos para aqueles que trafegam pelo local” ressaltou.
Menos Poluição
As grelhas separadoras de resíduos sólidos e trilhos próximo a margem da baía, terão sistemas de microdrenagens. Santana, contou que o Porto de Paranaguá também irá receber caixas separadoras de óleo.
“Com a movimentação de maquinário, pode ocorrer de gotejar óleo hidráulico dos motores, e se isso for parar dentro da baía pode haver contaminação da água, construindo as caixas separadoras, fazemos com que haja fases de separação da densidade da água e do óleo, então é mais uma melhoria na prevenção da poluição da baía.