Porto de Paranaguá fica entre os primeiros colocados em ranking da Antaq

Por Pierre Andrade O Porto de Paranaguá atingiu a marca de 99,29 pontos no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), e ficou na segunda colocação geral do ranking da Antaq que avalia a eficiência e qualidade da gestão ambiental dos portos. Entre os portos públicos, o de Paranaguá terminou na primeira posição. “Nós temos hoje, mais […]
Por Pierre Andrade

O Porto de Paranaguá atingiu a marca de 99,29 pontos no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), e ficou na segunda colocação geral do ranking da Antaq que avalia a eficiência e qualidade da gestão ambiental dos portos. Entre os portos públicos, o de Paranaguá terminou na primeira posição.

“Nós temos hoje, mais de 20 profissionais diretamente envolvidos em questões ambientais. Apesar de termos ficado em segundo no IDA, ficamos ainda à frente dos maiores portos em movimentação de cargas do Brasil”, diz João Paulo Santana, Diretor Ambiental dos Portos do Paraná.

Segundo os Portos do Paraná, atualmente existem mais de 20 programas ambientais no Porto de Paranaguá. Entre eles, o monitoramento de 32 pontos da baía de Paranaguá e Antonina, monitoramento de manguezais, controle de ruídos e monitoramento da qualidade do ar.

Essa é a terceira vez consecutiva que o Porto de Paranaguá apresenta um dos melhores índices de gestão ambiental da Antaq. A permanência entre os primeiros colocados representa evolução nesse quesito, uma vez que em 2017, o porto daqui saiu de uma das últimas posições no ranking para a liderança. Para continuar entre os mais bem avaliados em gestão ambiental, novos projetos serão desenvolvidos.

“Estamos com um grupo de trabalho em andamento para implantação de uma grande usina  biodigestora”, informa Santana.

O índice de desenvolvimento ambiental da Antaq é realizado todos os anos desde 2012, através da avaliação da gestão de portos públicos, e nos últimos três anos, também analisa a gestão de terminais de uso privado. Na edição deste ano, que foi realizada de forma virtual, foram avaliados 31 portos e terminais portuários do país inteiro em quatro categorias.

Nossos Programas