×

Portos do Paraná moderniza iluminação do Pátio de Triagem em Paranaguá

Foram implantados postes, superpostes, refletores e iluminárias viárias.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com investimento de R$ 7,7 milhões, a Portos do Paraná terminou a implantação do novo sistema de iluminação do Pátio de Triagem, em Paranaguá. A modernização trará mais economia, segurança e eficiência às atividades do local.

O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu 26 superpostes de 25 metros de altura, 32 postes de 10 metros cada. Também foram instalados 332 refletores e 92 luminárias viárias, além de quatro transformadores e diversos equipamentos necessários para o funcionamento do sistema.

Estes superpostes receberam luminárias em LED, substituindo as lâmpadas de vapor de mercúrio. Estas que consomem mais energia e possuem menor eficiência luminosa. Por conta da altura das estruturas, os equipamentos também receberam Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

O sistema também foi automatizado, com supervisão remota e controle por aplicativo. Esta novidade faz com que recebam informações em tempo real do funcionamento de cada ponto de iluminação. Além de informar a tensão, corrente, potência e consumo de energia de cada equipamento.

O sistema também possibilita ações preventivas por parte das equipes de manutenção, agiliza eventuais reparos e auxilia na gestão do consumo de energia, gerando redução de custos. A modernização integra o conjunto de investimentos da Portos do Paraná voltados à melhoria da infraestrutura logística e operacional.

Nossos Programas