O Porto de Paranaguá recebeu, na sede administrativa e no cais, a visita da imagem de Nossa Senhora do Rocio. A imagem da Padroeira do Paraná percorreu os diversos departamentos do Palácio Taguaré na tarde desta sexta-feira (14).
“As bênçãos permitem que a gente siga evoluindo, progredindo cada vez mais. Afinal, a padroeira do Paraná também é a padroeira do nosso Porto”, declarou o diretor Empresarial da Portos do Paraná, Felipe Gama.
O bispo de Paranaguá, Dom Paulo Alves Romão, acompanhado do reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, e de outros religiosos, conduziu uma pequena cerimônia com a bênção dos crachás dos funcionários, pães e medalhas.
“Levar a imagem de Nossa Senhora do Rocio no trabalho é abençoar as pessoas que trabalham aqui, este lugar que é tão importante para o nosso país”, declarou o sacerdote.
A assessora de Planejamento Estratégico da Portos do Paraná, Renata Aguiar, foi uma das colaboradoras que fez fotos com a Santa. Segundo ela, N. S. do Rocio é responsável por muitas bênçãos ao longo da vida.
“Uma graça muito importante foi dada para o meu filho, que foi aprovado no vestibular de medicina e está se formando ano que vem”, afirmou Renata.
Devoção e respeito
A imagem peregrina saiu do Palácio Taguaré em carreata até a Guarda Portuária, passou pelo Palácio Dom Pedro II e seguiu até o cais. “Já é o sétimo ano que faço a visita com a Santa e é sempre um momento especial. Principalmente quando chegamos próximos dos navios”, declarou o reitor.
Exatamente às 15h, a imagem de Nossa Senhora do Rocio acessou o cais, postada sobre um andor instalado em uma viatura da Guarda Portuária, e foi saudada com apitos sonoros emitidos pelos navios ancorados. O cortejo percorreu o cais de ponta a ponta e, ao passar pelas embarcações, a salva de apitos se repetiu.
“Foi uma homenagem muito bonita que os capitães das embarcações fizeram à Padroeira. Mesmo aqueles que, talvez, não compartilham da mesma fé, respeitosamente fizeram a saudação. Agradecemos muito essa demonstração de carinho”, declarou o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.
A última parada foi no costado do berço 219, onde portuários fizeram mais imagens para N. S. do Rocio.
Com informações da Portos do Paraná.


Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná 






