A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, distribuição e a fabricação de vários produtos da marca Ypê. Detergente, sabão líquido para roupas e também desinfetantes terão de ser recolhidos, além de não serem usados pelos consumidores. Foi identificado pela Anvisa “falhas graves de produção”.
A medida vale para todos os lotes com numeração final 1. Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada a partir de avaliação técnica de risco sanitário. Foram constatados descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, incluindo falhas na garantia de qualidade, produção e controle de qualidade. A decisão levou em conta um risco de contaminação microbiológica.
A agência também informou que as vigilâncias sanitárias devem intensificar o monitoramento do mercado e adotar medidas para retirar e evitar a circulação dos lotes envolvidos.
O lote de cada produto é identificado normalmente por um número com seis dígitos, precedidos pela letra L, que costuma estar localizado abaixo do rótulo ou na parte de cima da embalagem. Logo acima destes números costuma estar a data de fabricação e a de validade do item.
- Foto: TVCI
Somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados:
- Lava Louças Ypê Clear Care
- Lava Louças com enzimas ativas Ipê
- Lava Louças Ypê
- Lava Louças Ypê Clear Care
- Lava Louças Ypê Toque Suave
- Lava Louças concentrado Ypê Green
- Lava Louças Ypê Clear
- Lava Louças Ypê Green
- Lava Roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green
- Lava Roupas Líquido Ypê Express
- Lava Roupas Líquido Ypê Power ACT
- Lava Roupas Líquido Ypê Premium
- Lava Roupas Tixan Maciez
- Lava Roupas Tixan Primavera
- Desinfetante Bak Ypê
- Desinfetante de uso geral Atol
- Desinfetante Perfumado Atol
- Desinfetante Pinho Ypê
- Lava roupas Tixan Power ACT


Foto: TVCI 







