O novo boletim da dengue, divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná nesta terça-feira (23), confirmou mais um óbito pela doença em Guaratuba. Desde o início do período epidemiológico, em 30 de julho de 2023, a cidade registrou 9.852 infectados e duas mortes.
Paranaguá é a segunda cidade litorânea com maior incidência de dengue, acumulando 3.930 casos da doença e dois óbitos.
A 1ª Regional de Saúde, que compreende os sete municípios do litoral, possui 19.827 casos de dengue confirmados e oito óbitos, sendo três em Antonina, dois em Guaratuba, dois em Paranaguá e um em Morretes.
Infestação predial
A Sesa divulgou também o novo boletim de infestação predial que apresenta o levantamento entomológico, que estuda a concentração de insetos, para o Aedes aegypti. O Paraná tem 376 municípios infestados, representando 94,2% do Estado.
Conforme aponta o documento, todas as cidades da 1ª Regional de Saúde do Paraná está infestadas pelo mosquito, ou seja, apresentam disseminação e manutenção do vetor nos domicílios. No Paraná inclui-se esta categoria 376 municípios (94,2%).
Entre os principais criadouros do mosquito estão os entulhos passiveis de remoção/proteção, entre eles, : Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferros velhos , restos de construção. O segundo grupo é o de depósitos móveis que incluem os vasos/frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósito de construção, objetos religiosos/rituais.