O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está com estoques críticos de bolsas de sangue dos tipos O+ e O-, suficientes apenas para dois dias. A baixa disponibilidade reflete uma situação preocupante, levando a Secretaria de Saúde do Paraná a fazer um apelo para toda a população estadual. A queda nas doações pode ser atribuída aos dias frios.
“O frio é um grande dificultador da doação. Nestes períodos, as pessoas tendem a possuir hábitos mais caseiros e frequentemente notamos uma queda na coleta de sangue. Por isso, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, estar em boa saúde, bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. As doações devem ser agendadas através do site www.saude.pr.gov.br/doacao. Moradores do litoral podem agendar pelo telefone/WhatsApp (41) 3420-6663.
Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações. O Hemepar de Paranaguá está localizado na Rua Gabriel de Lara, 657, João Gualberto, e funciona de segunda a sexta-feira.
Com informações da AEN.