Prefeitura de Paranaguá divulga novos locais para atendimento da população.
Por Yasmim de Paula
A prefeitura de Paranguá divulgou uma nova estratégia para atender pacientes com covid-19 e a população em geral que necessita de atendimento médico nas unidades básicas de saúde. A decisão é reflexo da escassez de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão sendo acometidos pela infecção do novo coronavírus.
Para que a população não fique desassistida, os atendimentos em algumas unidades básicas de saúde sofrerão alteração a partir desta quinta-feira (10). Veja:
– Os pacientes que recebiam atendimento na Unidade de Saúde Luiz Carlos Gomes (Vila do Povo) passam a ser atendidos na unidade Guilhermina Mazzali Gaida (Jardim Iguaçu);
– Os pacientes que recebiam atendimento na Unidade de Saúde Norberto Costa passam a ser atendidos na Unidade de Saúde Emir Roth, ambas na Ilha dos Valadares;
– Os pacientes que recebiam atendimento na Unidade de Saúde Domingos Lopes do Rosário (Serraria do Rocha) serão divididos entre as unidades de saúde Simão Aisenman (Vila Guarani) e Ezequiel Luís Dias do Nascimento (Leblon);
– Os pacientes que recebiam atendimento na unidade de Saúde Evanil Rodrigues (Jardim Araçá) passam a ser atendidos na Unidade de Saúde Simão Aisenman (Vila Guarani).
Neste primeiro momento, não sofrerão alterações as unidades de saúde Dr. Elias Borges Neto (Alexandra); Argemiro de Felix (Santos Dumont), Márcio Ubirajara Elias Roque (Branquinho); Maria Vargas Batista (Porto Seguro); e Aline Marinho Zacharias (Vila Garcia) e Caic.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os agendamentos de consultas nas unidades de saúde ocorrerão para gestantes, hipertensos, diabéticos, doentes renais crônicos, além de vacinas. Para evitar aglomerações e a disseminação do vírus, as pessoas devem evitar ir as unidades, salvo quando necessário.
As unidades de saúde Domingos Lopes do Rosário, na Serraria do Rocha e Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares estarão voltadas ao atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em apoio ao Hospital de Campanha. Pacientes com sintomas leves, preferencialmente podem se dirigir a uma das duas unidades de saúde para não superlotar o Hospital de Campanha que permanece voltado aos atendimentos de pessoas com sintomas mais representativos como falta de ar, de olfato e/ou paladar e febre alta, por exemplo.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá
Foto: Ronaldo Damasceno