Duas semanas após turistas “invadirem” litoral, situação da covid-19 permanece estável

Passados 14 dias do feriado prologando de 7 de setembro, quando milhares de turistas estiveram no litoral do estado, o panorama da covid-19 na região continua estável.

Por Pierre Andrade

O litoral presencia em uma espécie de platô, com os números de casos confirmados e óbitos estáveis. Entretanto, ainda é cedo para mensurar os reflexos de tantos visitantes no litoral durante o feriado em comemoração à independência do brasil. É o que afirma o diretor da primeira regional de saúde, José Carlos de Abreu.

“Ainda temos alguns casos que estão dentro desta faixa de 14 dias, mas que não tiveram os resultados divulgados, ou então pacientes que ainda estão buscando os serviços de saúde. Até o final de semana, conseguiremos mensurar o impacto do feriado”, disse.

Em média, o resultado laboratorial leva de dois a cinco dias.  Ainda assim, Paranaguá já apresenta um pequeno aumento no número de casos confirmados da doença. Vários motivos levam o maior município da região a ver a curva de confirmações para covid-19 crescer.

“O que a gente observa em Paranaguá é que a cidade está sujeita a uma dinâmica da população elevada. As pessoas circulam mais por causa da movimentação de mercadorias. Mas também porque a população tem a falsa sensação de segurança por causa da redução de casos”.

Por tanto, é preciso que a população, de um modo geral, continue respeitando os protocolos de saúde. É preciso manter a utilização de máscaras, higienização das mãos e só sair da residências quando for realmente necessário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.