Número de doadores de sangue está 30% menor em Paranaguá

Por Adriana Lopes Desde que a pandemia foi anunciada no litoral, houve uma queda de aproximadamente 30% no número de doadores de sangue, segundo a direção da Unidade de Coleta e Transfusão do Hemepar, sediada em Paranaguá. Todo sangue coletado no local vai para a unidade do Hemepar em Curitiba, onde passa por avaliação. Depois, […]
Hemepar,doação de sangue. Curitiba,06/06/2017 Foto:Venilton Küchler
Por Adriana Lopes

Desde que a pandemia foi anunciada no litoral, houve uma queda de aproximadamente 30% no número de doadores de sangue, segundo a direção da Unidade de Coleta e Transfusão do Hemepar, sediada em Paranaguá. Todo sangue coletado no local vai para a unidade do Hemepar em Curitiba, onde passa por avaliação. Depois, as bolsas são estocadas e distribuídas entre pacientes do Hospital Regional do Litoral, que recebe pacientes dos 7 municípios da região. O estoque, segundo a assistente social, Nadia Cristina Qadra, está abaixo da média, por isso é tão importante doar.

“ Houve muitas pessoas com medo de vir doar, devido a pandemia. Acham que podem correr algum risco. Tem que pensar que a gente toma todas as medidas de segurança aqui. Usamos os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários, álcool gel 70% em todos os locais. A limpeza é feita a todo momento e não formamos aglomerações”.

Nesta terça-feira (07), 12 marinheiros da Capitania dos Portos do Paraná, estiveram na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), em Paranaguá para fazer a doação. Em abril, o Hemepar emitiu um comunicado para todas as unidades de coleta do estado com novas regras para quem pretende ser um doador. Uma delas é que, devido a pandemia, houve uma mudança no limite de idade: antes era possível doar até os 69 anos, agora são permitidos doadores com no máximo 59 anos.

O Ministério da Saúde classifica como integrantes do grupo de risco pessoas a partir desta idade e pede que o grupo fique em casa para evitar à contaminação pelo novo coronavírus.

“Por causa da pandemia e dessas questões do isolamento social, o doador que tem 60 anos ou mais esta impedido de doar, então reduz também nossa capacidade de doação”, comentou o chefe da UCT, Ricardo José Nascimento Moura.

REQUISITOS BÁSICOS

Para ser um doador é preciso estar com a saúde em dia e ter entre 16 e 59 anos. É preciso pesar mais de 51Kg, estar descansado e alimentado. É necessário ainda apresentar um documento de identificação com foto na hora do procedimento. A coleta é rápida e dura em média, sete minutos.

“Para mim, a gente está exercendo nossa cidadania e está realizando um gesto de amor ao próximo, de fazer pelos outros o que a gente gostaria que fizessem pela gente”, afirmou o 1º tenente da Capitania dos Portos do Paraná, Conrado Pereira da Silva Neto.

SERVIÇO

A unidade de coleta fica na Avenida Gabriel de Lara, 657, no bairro João Gualberto. O telefone para agendar um horário é o 3420-6663. Os atendimentos são às terças, quartas e quintas-feiras, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17h.

Nossos Programas