Paraná mobiliza Regionais de Saúde para Dia D de combate à Dengue

Cidades do litoral preparam ações de combate em diferentes datas

O Estado do Paraná se mobiliza neste sábado, 02 de março, para o Dia D de combate ao mosquito da dengue. As ações, que envolvem as 22 Regionais de Saúde do Estado, focam na prevenção da doença e nas ações de eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A intenção dessa grande ação é conscientizar a população de que prevenir a doença é um papel coletivo, e que só haverá sucesso no combate ao mosquito se cada cidadão aderir à rotina de verificar  a própria casa e o local onde trabalha semanalmente.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alertou para a importância das ações de enfrentamento: “Conto com a colaboração e apoio de todos em uma força-tarefa de prevenção e cuidado. Estamos nessa batalha diariamente, monitorando e acompanhando a situação no Estado, mas neste sábado, em especial, pedimos que dediquem um tempo do dia para olhar o seu espaço, sua casa ou quintal e eliminar o que possa servir de criadouro do mosquito”.

LITORAL

Em Paranaguá a mobilização será antecipada para a sexta-feira (01). Equipes de agentes de endemias farão orientação aos moradores e panfletagem na Praça Fernando Amaro e região central da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde também informou que, além da ação deste dia 1º de março, mantém as atividades já realizadas pelos agentes de endemias nos bairros, com conscientização e coleta de resíduos.

Em situação de epidemia Antonina realiza uma ação de conscientização e remoção de criadouros no sábado (02). A prefeitura designou aproximadamente 30 pessoas, entre agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, além de servidores de outras secretarias. Os trabalhos devem ser realizados a partir do bairro Batel, com início previsto para 08h30 da manhã e término ao meio dia.

Em Matinhos a ação está prevista para ser realizada no dia 09 de março.

Em Pontal do Paraná, há atividades previstas para o dia 06 de março, com saída da frente da prefeitura às 08 da manhã em direção aos bairros Jardim Jacarandá, Monções e Beltrami.

Morretes informou que mantém os mutirões realizados semanalmente nos bairros. Neste sábado (02), estará novamente em ação conjunta de conscientização da vigilância em saúde com a Defesa Civil Municipal com local ainda a definir.

BOLETIM DA DENGUE

O último boletim da dengue divulgado pela SESA confirmou um total de 2.063 casos da doença no litoral do Paraná, desses, 1.250 estão concentrados apenas na cidade de Antonina. A cidade capelista também já registrou três mortes pela doença em 2024.

No Paraná já foram confirmados 12.637 casos no presente ano epidemiológico. O Estado também contabiliza o triste número de 23 mortes pela doença.

Nossos Programas