Estudo australiano em laboratório teria demonstrado eficácia em impedir replicação do coronavírus
Por Pierre Andrade
Na manhã desta sexta-feira, 17, teve início a distribuição da Ivermectina em Paranaguá. O medicamento é apontado como eficaz para a redução de casos graves e óbitos em decorrência de complicações ocasionadas pela Covid-19. Nas primeiras horas do dia, formou-se uma fila grande na parte externa da Arena Albertina Salmon, local escolhido para entrega do medicamento.
No interior da arena, o público foi acomodado nas arquibancadas de forma separada para que o distanciamento mínimo fosse respeitado. Antes de pegar o profilático, foi preciso realizar cadastro, passar por triagem e avaliação médica. O aposentado Edson Luiz foi o primeiro a concluir todo o processo e a receber a Ivermectina.
“Fiquei impressionado com a organização. Eu nunca vi uma coisa tão bem estruturada assim em Paranaguá. Estão de parabéns”, afirmou.
Nessa primeira fase de entrega do medicamento, receberão o profilático pessoas com mais de 40 anos ou aqueles que consigam comprovar a existência de doenças pré-existentes. A expectativa é atender entre 3000 e 4000 moradores de Paranaguá por dia.
“Apesar de estamos com uma equipe grande, capaz de realizar a higienização e fiscalizar o distanciamento entre as pessoas, a população precisa ter calma para evitarmos aglomerações. Vamos distribuir para grande parte dos moradores da cidade”, disse Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá.
A Arena Albertina Salmon permanecerá aberta todos os dias durante o período de distribuição da Ivermectina. O medicamento é entregue das 08h às 18h.