No Hospital Regional do Litoral, taxa chegou a 50%. Município registrou redução no número de atendimentos.
Por Pierre Andrade
As unidades de saúde do município destinadas para receber pacientes suspeitos de terem contraído Covid-19 registraram queda no número de atendimentos. No início de julho, em média mais de 100 pacientes por dia procuravam serviços médicos nessas localidades. Agora, essa média é de 40 pessoas por dia. Segundo Gianfrank Tambosetti, Coordenador da Sala de Situação, a redução é atrelada a vários fatores.
“Um deles é a sazonalidade da doença. Parte da população já teve contato com o vírus. Além disso, os decretos e isolamento que foram adotados têm tido bons resultados, e com certeza a distribuição da Ivermectina”, afirma Tambosetti.
Paranaguá iniciou a distribuição da Ivermectina no dia 17/07. A partir do dia 26/07, segundo o poder executivo, houve diminuição no número de casos mais graves da doença e nos atendimentos em geral. Apesar de associar a redução ao medicamento, a Anvisa e a Organização Mundial da Saúde não atestam a eficácia do remédio para combater o Coronavírus.
“Vários estudos foram feitos. Em Bangladesh, constatou-se que pacientes que usaram o medicamento não desenvolveram casos graves. Houve estudo recente na Flórida, nos Estados Unidos, onde a Ivermectina foi ministrada em pacientes que já estavam em leitos hospitalares e houve redução da mortalidade e do agravamento de casos. E agora, em Paranaguá, percebemos sinais interessantes da medicação”.
Redução no HRL
O Hospital Regional do Litoral, referência em toda a região no atendimento de casos graves de Covid-19, apresentou queda de 50% na ocupação de leitos. Dos 30 leitos preparados para atender pessoas com coronavírus, 15 estão ocupados. O setor que trata pacientes com Covid-19 chegou a ter 31 pacientes no final de julho.