O ciclo de formação para profissionais de saúde começou na sexta-feira, 5, e continuará durante esta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O foco é o modelo de financiamento da atenção primária, especificamente o modelo do Previne Brasil. Michele Straub, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), explica que o modelo seguido é Previne Brasil, que tem, entre outras formas de financiamento, o cadastro das pessoas, a cobertura que a Saúde da Família tem e os indicadores de desempenho. “Avaliamos como nossas equipes estão cuidando do território. Por exemplo, quantas consultas as gestantes estão tendo acesso, se elas estão fazendo exames, se elas estão tendo acesso a consulta odontológica. São vários indicadores que o Governo Federal lança todo ano e avalia cada quadrimestre”, observa.
A superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ghislaine Corrêa, acrescenta que a ideia é qualificar o trabalho da Atenção Primária. “É um ciclo de formação importante porque nos auxilia em melhorar ainda mais o trabalho em saúde voltado à população”, avalia.
Para Michele Straub, a Saúde é formada por todos que trabalham com ela, sejam médicos, enfermeiros, administrativos, auxiliares de serviços gerais e demais servidores. “Queremos continuar os ciclos para que todos possam ter essa formação. É preciso trazer essa responsabilização pelo cuidado das pessoas para toda a equipe. Não é só o médico nem só enfermeiro ou o agente comunitário de saúde, são todos e isso precisa ser discutido em equipe”, ressalta. O ciclo de formação está ocorrendo em três dias para que todas as equipes possam participar. Isso inclui desde atendentes de recepção, agentes comunitários, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliar de saúde bucal, entre outros profissionais dos diversos setores que compõe a Saúde.
O ciclo de formação para profissionais de saúde começou na sexta-feira, 5, e continuará durante esta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O foco é o modelo de financiamento da atenção primária, especificamente o modelo do Previne Brasil. Michele Straub, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), explica que […]