Representantes das Polícias Militar, Civil, Científica, Penal e do Corpo de Bombeiros participaram nesta semana de uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, em Matinhos. O encontro teve como objetivo definir estratégias de segurança no Litoral durante o Carnaval.
Entre as ações planejadas estão atividades ostensivas, repressivas e educativas, além de iniciativas de conscientização para os foliões. Para reforçar a segurança, serão utilizados helicópteros, drones e viaturas.
“Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com segurança. A presença reforçada das forças de segurança no Litoral visa garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos. Nosso planejamento inclui ações preventivas, ostensivas, educativas e de conscientização para garantir o bem-estar da população”, destacou o secretário.
Reforço no policiamento
A Polícia Militar atuará com equipes terrestres, aéreas e marítimas. Nas rodovias, o Batalhão de Polícia Rodoviária realizará bloqueios estratégicos e testes com etilômetros, para coibir a embriaguez ao volante.
“Nosso planejamento foi estruturado para que a população possa aproveitar o Carnaval com tranquilidade e segurança. Teremos reforço no efetivo, patrulhamento ostensivo intensificado e presença policial constante em todos os municípios, especialmente no Litoral, onde há grande concentração de pessoas”, afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson.
Casos de assédio no Carnaval
A Polícia Civil reforça que toques invasivos, beijos forçados ou atos obscenos são crimes de assédio sexual, e as penas podem variar de 1 a 5 anos de prisão.
A delegada Alini Simadon recomenda estar sempre perto de amigos de confiança e combinar um ponto de encontro caso alguém se perca. É importante manter o celular carregado e ter crédito para poder se comunicar caso ocorra alguma emergência.
“Além disso, não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sozinho”, alerta Alini.
Como denunciar?
Em caso de emergência, as denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
181 – Disque-Denúncia
190 – Polícia Militar
197 – Polícia Civil
180 – Atendimento especializado para mulheres, disponível 24 horas por dia.
A Polícia Civil também disponibiliza o registro de boletins de ocorrência on-line pelo site oficial da instituição.