×

Forças de segurança participam de reunião para garantir um Réveillon seguro no litoral

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná coordenou, na manhã desta sexta-feira (27), uma reunião sobre a atuação integrada das forças de segurança do estado durante o Réveillon.   Equipes do Corpo de Bombeiros, e das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal participaram do encontro.   Entre as estratégias definidas estão a intensificação do policiamento ostensivo pela […]
Foto: Ricardo Almeida/SESP

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná coordenou, na manhã desta sexta-feira (27), uma reunião sobre a atuação integrada das forças de segurança do estado durante o Réveillon.  

Equipes do Corpo de Bombeiros, e das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal participaram do encontro.  

Entre as estratégias definidas estão a intensificação do policiamento ostensivo pela Polícia Militar, com patrulhamento terrestre, aquático e aéreo. Além das unidades especializadas, como Rone, Choque, Cirocam, Rotam, Cotamotran, Cavalaria e Corp. O monitoramento aéreo será feito pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), com apoio de drones.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) reforçará a fiscalização nas rodovias estaduais que dão acesso ao litoral e aos principais pontos turísticos, com foco em coibir infrações como excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens proibidas. Além disso, serão intensificadas as ações de orientação e controle de tráfego para garantir segurança e fluidez nas vias.

O Corpo de Bombeiros reforçará as equipes com ambulâncias e forças-tarefas, atuando inclusive no período noturno, até às 2h. As praias contarão com rondas táticas realizadas entre 7h e 20h, utilizando embarcações, drones e outros equipamentos. Os postos de guarda-vidas funcionarão das 8h às 19h.

A Polícia Civil terá uma presença ampliada no litoral, contando com reforços do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC).

O programa PCPR na Comunidade estará ativo nos balneários, oferecendo atendimento, orientações e ações educativas para aproximar a população dos serviços policiais. A Delegacia Móvel será posicionada estrategicamente para registrar boletins de ocorrência e esclarecer dúvidas da população, proporcionando um atendimento ágil e eficiente.

A Polícia Científica estará com equipes para atender os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com suporte em Paranaguá para as demais cidades litorâneas. Um rabecão ficará disponível 24 horas em Guaratuba para agilizar os atendimentos.

Os exames periciais de natureza criminal serão realizados com prioridade, e os laudos terão conclusão acelerada. Além disso, a PCP participará do Verão Maior Paraná com o Museu Paranaense de Ciências Forenses, apresentando mostras de perícia que aproximam a população das atividades investigativas.

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) terá um papel crucial na gestão e segurança dos presídios e cadeias públicas no litoral e regiões próximas. Além do monitoramento constante para evitar fugas e manter a ordem nas unidades, a PPPR intensificará o monitoramento de pessoas com tornozeleira eletrônica na região, garantindo o cumprimento das condições impostas pela Justiça.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou o comprometimento das forças de segurança em garantir um ambiente seguro para moradores e turistas. “Estamos mobilizando nossas forças de segurança com equipamentos, efetivo e tecnologia para garantir que moradores e turistas possam aproveitar as festas de fim de ano com tranquilidade. O compromisso do Governo do Paraná é proporcionar segurança de excelência para todos”, afirmou.

Com informações da AEN.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página