Um grupo com movimentação bancária de aproximadamente R$ 500 mil foi alvo de uma megaoperação na manhã desta quarta-feira (03). A ação cumpre mandados em Paranaguá e Morretes, no litoral do estado, além das cidades de Curitiba, Pinhais, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul no Paraná, e Mafra, no estado vizinho de Santa Catarina. Mais de 300 policiais estão envolvidos na operação, que visa desmantelar um grupo criminoso suspeito de homicídios, tráfico de drogas, roubos, furtos, sequestros e corrupção de menores.
Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão, assim como mandados de prisão – preventiva e temporária – e de internação de adolescentes. Até o final da manhã desta quarta-feira, 41 pessoas haviam sido presas e três adolescentes apreendidos. Duas pessoas ainda estão foragidas.
De acordo com a investigação da Polícia Civil do Paraná, o grupo possuía uma estrutura definida e fazia ameaças contra pessoas que colaboravam com as autoridades. As investigações começaram após um homicídio registrado em Morretes, em outubro de 2023. Durante a apuração, os agentes também descobriram uma lista de potenciais vítimas devido à disputa entre facções criminosas que atuam no litoral do estado.