×

Centro Cultural 5C amplia projetos culturais e educacionais no mês de fevereiro em Paranaguá

Em 2025, a organização social registrou 6.718 crianças, adolescentes e jovens impactados, além de mais de 2,1 milhões de visualizações em suas ações e presença digital. A organização atua com a missão de promover transformação social por meio da educação, da cultura e do fortalecimento comunitário.
Imagem: 5C

O Centro Cultural Cecília Correa de Carvalho (5C), organização social com sede em Paranaguá, retomou desde o dia 5 de janeiro as atividades musicais e esportivas e anunciou a ampliação da programação a partir de fevereiro, com a reabertura de oficinas e projetos voltados a crianças, adolescentes, jovens e famílias da comunidade.

As ações do 5C são orientadas pelos princípios do conhecimento, cooperação, cultura, comunidade e conscientização, integrando iniciativas nas áreas de literatura, música, esportes e inclusão social.

Atividades já em andamento

Desde o início do ano, o centro cultural mantém projetos ativos nas áreas de música e esportes, como a Rádio 5C, com aulas de música patrocinadas pelo TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, e o 5C Esportes, que oferece diferentes modalidades, entre elas o karatê. As atividades têm como foco o fortalecimento de vínculos comunitários e a criação de rotinas positivas para crianças e jovens.

Projetos com início em fevereiro

A partir de fevereiro, o 5C amplia sua atuação com a retomada de projetos estruturantes: o Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar conecta estudantes da rede pública às tradições caiçaras, combinando remadas em canoas havaianas no Rio Itiberê com oficinas de fotografia. Iniciado em outubro de 2024, o projeto contará com 48 vagas em 2025 e tem patrocínio do Grupo Interalli. O Cumbuca 5C – Transformando Mundos pela Literatura é voltado a estudantes do ensino médio e prevê a distribuição de 5 mil livros, além de oficinas, encontros formativos e a elaboração de projetos de vida. Serão oferecidas 100 vagas, com patrocínio da Portos do Paraná e do Grupo Interalli.

Já o 5C na Escola leva ações de leitura e valores do projeto para escolas e espaços sociais de Paranaguá, com foco em alunos do 5º ano. A iniciativa prevê a distribuição de 2 mil livros e a realização de 35 oficinas educativas.

Outra frente é o Cine5C, considerado a primeira escola de cinema do município. O projeto oferece formação audiovisual gratuita, com aulas de roteiro, filmagem, edição e sonorização. As atividades acontecem na sede do 5C, no bairro Parque São João, com 25 vagas disponíveis entre 21 de fevereiro e 20 de junho.

Impacto social

Em 2025, a organização social registrou 6.718 crianças, adolescentes e jovens impactados, além de mais de 2,1 milhões de visualizações em suas ações e presença digital. A organização atua com a missão de promover transformação social por meio da educação, da cultura e do fortalecimento comunitário.

Segundo o idealizador do projeto, João Costa Júnior, o trabalho desenvolvido busca estimular o protagonismo e o potencial individual. “Às vezes, tudo o que uma pessoa precisa para mudar o mundo é de um convite para acreditar no próprio potencial”, afirma.

Como participar

As informações sobre inscrições, vagas e formas de apoio estão disponíveis nos canais oficiais do Centro Cultural 5C e via WhatsApp. A instituição também aceita apoio por meio de voluntariado, doações e parcerias.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página