A Polícia Civil do Paraná concluiu o inquérito que investigava a queda de uma árvore na altura do km 45 da BR-277, em Morretes, ocorrida no dia 17 de abril deste ano. A queda da árvore sobre a pista provocou um grave acidente na rodovia, que resultou na morte de um motorista e deixou outras três pessoas feridas. Com a conclusão do inquérito, quatro pessoas foram indiciadas por homicídio doloso.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, André Rosa Silva, o indiciamento se deu pelo fato de os responsáveis terem plena consciência dos riscos ao realizarem o corte de uma árvore de grande porte às margens da BR-277, sem qualquer bloqueio da via, aviso às autoridades ou uso de equipamentos adequados.
“Utilizaram apenas um trator com corrente para controlar a queda, método claramente insuficiente diante do porte da árvore, de cerca de 30 metros, e da proximidade com a rodovia. A corrente não aguentou o processo e se rompeu”, explicou.
O delegado ainda ressaltou que houve uma minimização deliberada de custos e desprezo pelas normas básicas de segurança, assumindo assim o risco concreto de causar o resultado letal.
“Com base nos elementos colhidos, incluindo imagens do momento do acidente, conclusões de laudos periciais e oitivas dos envolvidos, a Polícia Civil indiciou quatro pessoas pelos crimes de homicídio consumado e três tentativas de homicídio, todos na modalidade dolosa”, completou.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.
Com informações da Polícia Civil.