As rodovias PR-407, PR-412 e PR-508 no litoral do Paraná ganharam reforço na fiscalização. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná tem utilizado drones para monitorar os trechos que concentram maior fluxo de veículos durante a temporada. O equipamento, que permite a ampliação da capacidade de fiscalização, já flagrou manobras como ultrapassagens em locais proibidos, conversões irregulares e excesso de velocidade.
O dispositivo auxilia na identificação de infrações que não podem ser percebidas pelas equipes que atuam no solo e é fundamental para flagrar ações que possam elevar o risco de acidentes graves. Além das ultrapassagens em locais proibidos e do uso irregular do acostamento, o drone também permite identificar o uso de celular ao volante e a ausência do cinto de segurança.
“Escolhemos trechos com histórico de sinistros graves para intensificar a fiscalização com drones. Essa tecnologia permite uma atuação mais eficiente, focada em infrações que colocam vidas em risco, sempre com policiais capacitados e seguindo todas as normas”, destacou o capitão Sidinei Hudach.
Ver essa foto no Instagram
O suporte tecnológico oferecido pelos drones, equipados com sensores ópticos de alta resolução, permite uma tomada de decisão mais ágil e precisa pelo comando operacional. Em casos de sinistros de trânsito em trechos de serra ou de difícil acesso, os equipamentos fornecem uma visão panorâmica imediata, auxiliando no balizamento do tráfego e no acionamento de equipes de resgate. Essa integração entre o monitoramento aéreo e a pronta resposta em solo aumenta a eficiência no atendimento aos usuários.


Reprodução/BPRv 






