8ª Campanha Nacional contra o Sarampo teve início em todo Estado

Por Matheus Poli Iniciou nesta segunda-feira (04), a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo que segue até o dia 03 de junho.  Nesta campanha serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde, no intuito de manter a situação vacinal contra […]
Por Matheus Poli

Iniciou nesta segunda-feira (04), a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo que segue até o dia 03 de junho. 

Nesta campanha serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde, no intuito de manter a situação vacinal contra o sarampo atualizada.

De acordo com especialistas, o sarampo é uma doença que causa infecção aguda, viral, transmissível e é muito comum em crianças. Os sintomas causados pela doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos e corrimento no nariz, onde após estes sintomas, normalmente aparecem manchas avermelhadas no rosto e que tem duração de até três dias. 

A transmissão da doença é causada diretamente de pessoa para pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Também pode ocorrer a transmissão através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem se manter por longos períodos no ambiente. 

As vacinas do sarampo estão sendo ofertadas em todas as unidades básicas de saúde conforme calendário vacinal de cada município. A atitude busca prevenir a disseminação do vírus no país, minimizando também a gravidade dos casos e diminuindo  a sobrecarga nos postos de saúde em decorrência das gravidades de alguns casos.

Nossos Programas