Atividades musicais em estabelecimentos comerciais retornam neste mês, em Paranaguá

O decreto que trata do retorno das apresentações musicais em Paranaguá, deverá sair ainda nos próximos dias e obedecerá todas as normas de prevenção ao contágio do Coronavírus, de acordo com o Secretário de cultura e turismo de Paranaguá, Harrison Camargo Por Bruna Leticia O possível retorno será gradativo, previsto para o mês de setembro […]

O decreto que trata do retorno das apresentações musicais em Paranaguá, deverá sair ainda nos próximos dias e obedecerá todas as normas de prevenção ao contágio do Coronavírus, de acordo com o Secretário de cultura e turismo de Paranaguá, Harrison Camargo

Por Bruna Leticia

O possível retorno será gradativo, previsto para o mês de setembro “Agora nós visualizamos uma possibilidade de retorno, seguimos conversando com as autoridades de saúde para viabilizar o retorno gradativo”, disse. O secretário, adiantou a nossa equipe de reportagem que neste primeiro momento, duas pessoas poderão se apresentar, estará liberado também uma terceira pessoa para cuidar da parte técnica.

No caso do Alessandro Prestes Caxambu, o jeito será aguardar, pois ele é vocalista de uma banda, que soma cinco integrantes “Nós participamos de uma reunião com o Secretário de Cultura e Turismo na última semana, para discutir sobre esse retorno. Eu fui para comprovar que os músicos precisam mesmo de uma força neste momento, não apenas pela questão de colocarmos a nossa música em prática, mas tem muita gente que depende financeiramente dela. No caso da nossa banda, o jeito será esperar mais algum tempo”, desabafou o músico.

O secretário conta que a ideia é de que em um segundo momento, se abra espaço para bandas se apresentarem. O empresário, Vandoir Roberto Neuma, está na expectativa dos músicos voltarem a se apresentar “A música ao vivo, atrai mais clientela, no meu caso que sou proprietário do boliche, e temos um local amplo, teremos no piso superior, um espaço destinado exclusivamente a música”, contou.

Para amparar os artistas da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, desenvolveu projetos de apoio aos agentes culturais, inclusive voltado aos músicos, como o “Cultura na Rede” (uma forma de fomentar as áreas paralisadas em virtude do Novo Coronavírus), o edital premia no valor de R$ 1.500,00 cada vídeo aprovado.

Paranaguá aguarda o recurso advindo da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, auxílio financeiro ao setor cultural regulamentado pelo presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do Coronavírus. Serão liberados três bilhões para os Estados, Municípios e o Distrito Federal que poderão ser destinados a manutenção de espaços culturais, pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram as atividades interrompidas, e instrumentos como editais e chamadas públicas “Paranaguá vai receber cerca de um milhão e cem mil reais, esse recurso será implementado em auxílio aos espaços culturais e editais de fomento conforme Lei Federal”, finalizou Harrison.

Nossos Programas