Banhistas são atacados por enxame de abelhas em Matinhos; uma pessoa sofreu reação alérgica severa

Imagem: CBN Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na tarde desta terça-feira (04) para prestar atendimento a um grupo de banhistas que haviam sido atacados por um enxame de abelhas no Balneário Junara, na cidade de Matinhos. Uma pessoa apresentou choque anafilático e precisou ser encaminhada para a emergência do Hospital Regional do Litoral […]
Imagem: CBN

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na tarde desta terça-feira (04) para prestar atendimento a um grupo de banhistas que haviam sido atacados por um enxame de abelhas no Balneário Junara, na cidade de Matinhos. Uma pessoa apresentou choque anafilático e precisou ser encaminhada para a emergência do Hospital Regional do Litoral em Paranaguá.

Conforme informações dos salva-vidas, algumas vítimas correram para o mar para se proteger e aguardar a chegada da ambulância. Pelo menos 18 vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, sendo os casos moderados encaminhados para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Praia Grande e para a Unidade Hospitalar de Pontal do Paraná.

De acordo com a Tenente Ana Paula, do Corpo de Bombeiros, as abelhas estavam em uma caixa de isopor na restinga  e, que após o incidente, o local foi isolado e o enxame removido.

As vítimas foram medicadas e permaneceram em observação por algumas horas, sendo liberadas em seguida.

Como se proteger

Em caso de ataque de abelhas, cubra o pescoço e o rosto. Além disso, corra em zigue-zague para fugir: as abelhas e vespas se movimentam em grupo e em linha reta. Se alguém for picado, a retirada dos ferrões deve ser imediata, já que eles liberam toxina gradativamente no organismo. É recomendado ainda que as colmeias sejam retiradas durante o período da noite, já que abelhas são animais diurnos. 

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 em situações mais severas e de reações alérgicas.

 

 

Nossos Programas