Equipes do corpo de bombeiros, com o auxílio de cães farejadores, buscam por desaparecidos na manhã desta terça-feira, na altura do km 669 da BR 376, em Guaratuba (PR), após um grande deslizamento de terra e pedras, causado pelas chuvas intensas que atingem o litoral paranaense desde a última sexta-feira (25/11).
O corpo de um homem foi encontrado ainda na noite desta segunda-feira (28), por volta de 22h30, mas não havia sido identificado até o fechamento desta informação. Ao menos dez carros e cinco caminhões foram empurrados e engolidos pela lama ontem à noite.
Foram dois deslizamentos ocorridos na região. O primeiro deles por volta das 15h30, que havia deixado as pistas sentido Curitiba – litoral de Santa Catarina cobertas de lama. A concessionária que administra a via chegou a bloquear o trânsito, mas depois liberou em pista única.
O segundo deslizamento ocorreu por volta das 19h. O governo do Paraná não informou ainda quantas pessoas estariam desaparecidas.
Ontem, no momento do segundo incidente, quem passava pelo local, era o prefeito de Guaratuba, Roberto Justos, junto do motorista da prefeitura, Claudio Margarida. O carro da prefeitura foi empurrado pela lama, ele aparece na imagem abaixo:
“Foi uma coisa horrorosa. A montanha veio abaixo e nos carregou para cima dos outros carros. Só estamos vivos por um livramento de Deus”, disse. O prefeito contou isso em um vídeo que gravou em um posto de combustíveis de Garuva-SC, logo após ser resgatado por um carro da concessionária que o levou, junto do motorista, sem ferimentos.
“Era muita pedra, muita lama, que nos ergueram para cima dos outros outros carros. Precisamos quebrar os vidros para fugir”. O relato foi em tom de desespero, anestesiado, enquanto aguardava por outro resgate para voltar a Guaratuba.
NINGUÉM DESCE, NINGUÉM SOBE
O acesso à Santa Cataria via Paraná pela BR 376 está interditado e, por conta disso, a polícia e a concessionária formaram bloqueios de segurança. Onde eles estão:
• Na praça de pedágio de São José dos Pinhais (PR), no quilômetro 635 da BR 376;
• Na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (PR), no quilômetro 662;
• Na praça de pedágio de Garuva (SC), no quilômetro 1,3 da BR 101;
Reportagem em atualização