O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio encerrou neste domingo (14) o nono dia de novena em honra a Padroeira do Paraná. A última celebração que antecede o dia da Virgem do Rocio foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo da Arquidiocese de São Paulo.
“Eu acolhi com muita alegria o convite para para celebrar a missa no último dia de novena de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. É uma lembrança antiga porque também cresci no Paraná, a devoção a Nossa Senhora do Rocio se espalhou bastante cedo, desde que o Norte e o Oeste do Paraná foram povoados. Por isso eu participei desse momento com grande satisfação e alegria. Foi muito edificante”, contou Dom Odilo.
O cardeal é um dos principais nomes da igreja católica do Brasil, sendo aquele que representa o Papa em diversão situações. “Pra mim é um momento muito especial. Eu sonho com esse Santuário cada vez maior, conhecido no Brasil inteiro, que ele ultrapasse as fronteiras do Paraná e se torne o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Rocio. A presença do senhor (Dom Odilo) me remete ao Vaticano, a sua presença nos traz a presença do Papa Francisco “, disse o Reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, durante a celebração.

Dom Edmar Peron e a Paróquia São João Batista também estiveram presentes no último dia de novena.
Segundo o reitor, o Santuário do Rocio é muito importante para Paranaguá e para o Paraná. E ele está se tornando muito importante e conhecido no Brasil inteiro. “Ter a presença do cardeal tem um significado muito grande. O devoto de Nossa Senhora do Rocio merece e agradece por esse momento’, finalizou.
Dom Edmar Peron, bispo da diocese de Paranaguá, ressaltou que o último dia de novena chega para dar continuidade. “Então eu acredito que quem celebrou esses dias de novena sentiu a vida renascer e a esperança se tornar mais viva para dar continuidade na caminhada de vida, de trabalho, comunidade e sociedade. O último dia é esse ponto de chegada e novo início de jornada, sob os cuidados maternos de Nossa Senhora do Rocio”.
O bispo de Paranaguá e o cardeal trabalharam juntos na diocese de São Paulo por seis anos e para ele a presença de Dom Odilo em Paranaguá é uma retomada da alegria do tempo vivido na cidade.
Essa não é a primeira vez que o Arcebispo esteve em Paranaguá, em outras oportunidades ele já esteve no solo sagrado dos paranaenses.