×

Dia do Professor: Paranaguá conta com 15 escolas descentralizadas voltadas ao EJA

Reportagem: Ana Zampier Produção: Débora Mariotto Dia 15 de Outubro é comemorado o Dia dos Professores, dia desses profissionais que se dedicam a ensinar e que ao mesmo tempo levam esperança através da educação para crianças, jovens e adultos. Educar é a arte de dar vida às salas de aulas. É com o lápis na […]
Reportagem: Ana Zampier
Produção: Débora Mariotto

Dia 15 de Outubro é comemorado o Dia dos Professores, dia desses profissionais que se dedicam a ensinar e que ao mesmo tempo levam esperança através da educação para crianças, jovens e adultos.

Educar é a arte de dar vida às salas de aulas. É com o lápis na mão que professores formam não só profissionais, mas seres humanos. E de baixo de cada jaleco, há uma vida que escolheu viver para ensinar, mas como fica a educação daqueles que não puderam ser ensinados durante o período previsto? Que não conseguiram ir à escola ou tiveram que abandonar no meio do caminho? A educação para jovens e adultos é o passaporte para que esses sigam seus aprendizados.

Em Paranaguá, o Centro Pop é essa ponte para pessoas em situação de rua. Um lar temporário e que oferta aulas aos acolhidos. No Centro Pop, os acolhidos possuem a oportunidade de estudar em quatro dias da semana. Para aqueles que viram a oportunidade passar, esse representa um recomeço.

Paranaguá conta com 15 escolas descentralizadas voltadas ao EJA, mas somente ensinar não é o suficiente. Não para os educadores que também buscam inserir seus alunos no mercado de trabalho. A Escola Edith Lobo é o polo do EJA e criou a oficina educação para o trabalho.

No final a recompensa é sempre saber que sim, um professor fez e faz a diferença na vida do seu aluno. E no momento de pandemia, que carteiras foram substituídas por telas, professores se reinventaram. E mostram a todo o momento que não há idade para crescer, aprender e ser.

São pessoas que todos os dias abdicam de parte das suas vidas para se dedicarem a construção de pequenos outros mundos. Uns estão no começo, outros como a Edimar, já possuem mais de 30 anos de estrada e independente do tempo, o que fica dentro de cada educador e educadora é a vontade de continuar transformando vidas, o mundo e a educação.

E para completar essa homenagem ao dia do profissional, confira a reportagem completa da jornalista Ana Zampier.

Nossos Programas