Nesta sexta-feira (24) o mundo alerta a população para o combate contra a Tuberculose. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).
Segundo o portal Médico Sem Fronteiras (MSF) até o surgimento da COVID-19, a tuberculose era a doença infecciosa que mais causava mortes globalmente todos os anos. Em 2020, 1,5 milhão de pessoas morreram em decorrência dessa infecção, e estima-se que 10 milhões de pessoas adoeceram com TB em todo o mundo neste mesmo ano, entre elas, 1,1 milhão de crianças.
Diante da pandemia, as mortes por tuberculose no mundo aumentaram pela primeira vez em uma década. Ao todo, 30 países de baixa e média renda concentram mais de 80% dos casos globais.
A tuberculose (TB) é frequentemente vista como uma doença do passado. No entanto, é uma das mais infecciosas do mundo. Mesmo com a redução de 47% da taxa de mortalidade global entre os anos de 1990 e 2015, ainda há lacunas importantes na cobertura e deficiências graves quando se trata de diagnóstico e tratamento dessa doença. Estigmatizada e silenciosa, a TB continuam presente de maneira mortal entre a população brasileira, apesar de já haver diagnóstico e tratamento para essa doença.
Paranaguá
Conforme a secretaria Municipal de Saúde conta com um setor voltado especificamente para diagnosticar e acompanhar o tratamento de pacientes com tuberculose e/ou hanseníase, duas patologias infectocontagiosas.
O setor está localizado nas dependências do Centro de Diagnóstico João Paulo II sendo porta aberta para a população com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.
No João Paulo II é disponibilizado todos os exames para a conclusão do estágio investigatório, como raio-X, baciloscopia(escarro) e coleta de sangue.