Donos de hotéis e restaurantes se adaptam para receber novamente os turistas

O anuncio que a Ilha do Mel irá reabrir no próximo dia 20 de setembro animou comerciantes de Paranaguá. Por ser rota para Ilha, donos de restaurantes e hotéis ficaram animados com a notícia. Por Adriana Lopes A supervisora de hospedagem, de um hotel de Paranaguá, fez um curso gratuito, on-line do Sebrae. Na capacitação […]

O anuncio que a Ilha do Mel irá reabrir no próximo dia 20 de setembro animou comerciantes de Paranaguá. Por ser rota para Ilha, donos de restaurantes e hotéis ficaram animados com a notícia.

Por Adriana Lopes

A supervisora de hospedagem, de um hotel de Paranaguá, fez um curso gratuito, on-line do Sebrae. Na capacitação ela aprendeu novas medidas prevenção contra o Coronavírus. A rede esta instalando dispensers com álcool gel  nos elevadores. Todas as revistas e informativos foram retirados de circulação para evitar que as pessoas manuseiem o mesmo papel. O controle remoto foi envelopado com plástico filme e o material e substituído por outro limpo ao longo do dia.

 

“ Além disso nós estamos fazendo a higienie de todas as áreas em comum do hotel. Os funcionários usam todos os EPI’s. Lembramos os hóspedes da importância de usar máscara “, comenta a Supervisora de Hospedagem Kelly David.

 

O dono de um restaurante diz que segue a mesma linha de cuidados. Mesmo assim, os clientes ainda preferem fazer o pedido por telefone e retirar a comida no balcão. Ele costuma abrir para almoço apenas nos finais de semana e em tempos normais, antes da pandemia, vendia 80 refeições nos dois dias. Com a pandemia a movimento caiu 70%. O anuncio do desbloqueio dos acessos as Ilhas, trouxe esperança de dias melhores e renda em caixa.

 

“ Foi um susto grande e agora nós estamos promovendo ações para trazer de volta o cliente. Estamos fazendo capacitação profissional para proporcionar mais segurança para os nossos clientes e estamos nos adequando a nova forma de vender “ , disse José Reis de Freitas, empresário.

 

A Prefeitura estuda projetos para trazer de volta o turista para Paranaguá. Um deles entrou em ação. A Van itinerante é um balcão de informações onde quem chega na cidade em busca entretenimento, tem um guia completo com bares, restaurantes, hoteis e passeios. “ Esta ação já vinha sendo planejada e agora foi adaptada a nova situação. É uma ferramenta importante nas iniciativas de apoio ao turista. Também é um apoio importante aos comerciantes. Nós temos as TV’s que mostram os pontos turísticos da cidade “, disse o Secretário de Cultura e Turísmo Harrison Camargo.

 

 

A ideia é levar o carro nas cidades vizinhas e apresentar Paranaguá por meio da tecnologia, para atrair visitantes. Dessa forma o turismo retoma com segurança e aos poucos. O conjunto de iniciativas foi aprovado entre os empresários mas falta algo a mais. No caso dos hotéis, as piscinas, academias, saunas continuam fechadas. Estes espaços costumam ser grandes atrativos para os clientes, porém eles continuam interditados. Os comerciantes aguardam um posicionamento da prefeitura, para saber quando as áreas serão liberadas.

 

“ Nós queremos saber quando poderemos liberar nossas áreas de lazer como as piscinas. As pessoas vem muito a Paranaguá para aproveitar isso principalmente agora que se aproxima o feriado de 7 de setembro. Não ajuda muito liberar o turismo e não liberar nossas áreas de lazer “ conta a Surpevisora de hospedagem da rede de hotéis.

 

O Secretário de Cultura e Turismo explica que as limitações são necessárias para que todos entendam e se adaptem a nova realidade, do novo normal.

 

“ Nós ainda não temos a liberação total dos espaços. Isso deverá acontecer de forma gradativa e em conjunto com as autoridades de saúde que vão observar o comportamento dos turistas e empresários. Eles monitoram a pandemia e para que esta ação abra mais espaço para a retomada do funcionamento das áreas de lazer depende da colaboração de todas as partes “, concluiu o Secretário.

 

Nossos Programas