Draga chinesa inicia os trabalhos no canal de acesso do Porto de Antonina

A Portos do Paraná deu início a uma nova fase da campanha de dragagem de manutenção nos portos paranaenses. Neste momento, a draga chinesa Xin Hai Hu 9 atua no canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Antonina (áreas Delta 1 e 2). As obras vão até o final de julho e, […]
Portos do Paraná inicia nova fase da campanha de dragagem de manutenção

A Portos do Paraná deu início a uma nova fase da campanha de dragagem de manutenção nos portos paranaenses. Neste momento, a draga chinesa Xin Hai Hu 9 atua no canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Antonina (áreas Delta 1 e 2). As obras vão até o final de julho e, na sequência, seguem para o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, na área Alfa.

A atividade é feita de maneira controlada, respeitando as áreas de dragagem e boas práticas operacionais, bem como a execução de programas aprovados pelo órgão ambiental. Além disso, a Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná lembra que as obras só são realizadas durante os períodos permitidos pela janela ambiental.

A draga chinesa Xin Hai Hu 9 é um equipamento do tipo hopper e tem capacidade de cisterna de 10 mil metros cúbicos. É uma draga autotransportadora, ou seja, todo o material dragado é carregado na própria cisterna da embarcação até o local de despejo.

A área de despejo, também licenciada pelo Ibama, denominada ACE20, está localizada a cerca de 14.850 metros da entrada do Canal da Galheta. Estima-se que o trajeto até lá seja feito de três a cinco vezes diariamente, dependendo da distância do trecho até a área de despejo.

As dragas são embarcações especializadas que retiram o sedimento de fundo, exclusivamente dentro do canal de navegação utilizados pelos navios, até o atingimento da profundidade segura para passagem dos navios.

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