A empresa responsável pela travessia de veículos de Matinhos para Guaratuba, a Internacional Marítima, informou que a partir de hoje (12) o ferry boat ‘’Guaraguaçu’’ foi transferido para o setor de docagem e reforma, no estaleiro da Indústria Naval Catarinense (INC), em Navegantes-SC.
A medida foi tomada para que ocorra uma vistoria completa da embarcação, pois ela já têm mais de 40 anos de uso e precisa passar por uma criteriosa avaliação, para que não coloque em risco a segurança dos funcionários e usuários que necessitam usar diariamente o serviço.
Em nota, a Internacional Marítima informou que as medidas não afetarão as travessias, já que duas balsas e dois rebocadores reservas estão fazendo a operação. Os ferries “Nhundiaquara” e “Piquiri” continuam em operação, normalmente. Na mesma nota, a empresa reitera o seu compromisso de seguir trabalhando no sentido de fornecer aos usuários maior comodidade, conforto, transparência, efetividade e eficiência.
Os problemas crônicos da travessia
Desde a quebra de contrato com a antiga empresa (BR Travessias) com o Governo do Estado, até a Internacional Marítima assumir a passagem de Matinhos para Guaratuba, houveram várias reclamações, que ainda continuam, mesmo após a troca da empresa que realiza a travessia.
Com demoras de até quatro horas para os usuários realizarem a travessia, algo que era simples acabou se tornando um pesadelo para moradores e trabalhadores que necessitam usar diariamente a balsa. Vários problemas foram sendo relatados por usuários e, recentemente, até acidentes entre as balsas foram noticiados pelos veículos de comunicação.
Há pouco tempo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER),comunicou que veículos com mais de três eixos ou superiores a 14 metros, não poderão acessar a balsa durante as 06h00 até às 22h00, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos de prestadores de serviços públicos, fazendo com que caminhoneiros e motoristas passem por ainda mais transtornos com essa decisão.