×

Litoral ultrapassa 900 mortes por complicações da Covid-19

Por Marcelle Nogueira A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (16) mais 6.351 casos confirmados e 294 mortes pela Covid-19 no Paraná inteiro. A Primeira Regional de Saúde, que abrange os sete municípios do litoral, registra 909 mortes no boletim divulgado nesta tarde (16). Os dados mostram que em todo litoral, desde o […]
Por Marcelle Nogueira

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (16) mais 6.351 casos confirmados e 294 mortes pela Covid-19 no Paraná inteiro.

A Primeira Regional de Saúde, que abrange os sete municípios do litoral, registra 909 mortes no boletim divulgado nesta tarde (16). Os dados mostram que em todo litoral, desde o início da pandemia, foram 36.055 casos confirmados da doença, destes, 19.014 já estão recuperados.

De acordo com o diretor da Primeira Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, este número elevado se deve ao acúmulo que expressa a alta taxa de transmissão presente no litoral. “Apesar de ser trágico, e de ter afetado a vida de famílias inteiras, os coeficientes de letalidade da região, são similares aos encontrados no restante do Estado”, complementa.

Importante

Apesar da vacinação em alguns dos municípios litorâneos estarem avançadas no quesito idade, ainda se faz necessária a utilização de máscara e todas as outras medidas sanitárias impostas desde o início da pandemia.

Como uma resposta às mais de 900 mortes, a Primeira Regional de Saúde iniciará a ampliação da cobertura vacinal para a população acima de 18 anos. De acordo com Abreu, serão também intensificados as ações de “testagens com isolamento de casos positivos e monitoramento de seus contatos, permanecendo a recomendação de uso de máscaras, de distanciamento social e de higiene geral, com uso de sabão e álcool 70”.

Questionado sobre a previsão de óbitos dos próximos meses, o diretor responde que a situação está sendo analisada uma efetiva redução de mortes, e que ela será mais permanente a partir do mês de julho, devido ao aumento das temperaturas e da cobertura vacinal dos municípios.

Mortes por município

Antonina – 61 óbitos
Guaraqueçaba – 17 óbitos
Guaratuba – 160 óbitos
Matinhos – 110 óbitos
Morretes – 49 óbitos
Paranaguá – 417 óbitos
Pontal do Paraná – 95 óbitos

Orientações

A população deve evitar as aglomerações e ambientes sem ventilação. O uso de máscara continua sendo obrigatório e os protocolos sanitários tais como: lavar frequentemente as mãos e usar álcool 70. Em relação às vacinas, José Carlos de Abreu recomenda que “para as pessoas que se vacinarem, é importante lembrar que a imunização só passa a ser efetiva com as duas doses.” Ele complementa dizendo que ao sentir qualquer sintoma respiratório, gripe, febre, tosse ou dor de cabeça, procurar um posto de saúde para realizar exames para detecção do antígeno.

Nossos Programas