Mananciais da Serra e mirante permanecem fechados ao público

Ficam suspensas visitas ao Memorial do Rio Iguaçu e aos Mananciais da Serra, em Piraquara. Também continuam fechados todos os ambientes que compõem os Mananciais, como o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, o Mirante das Águas, a Barragem de Piraquara I e o Reservatório do Carvalho.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que permanecem suspensas por tempo indeterminado as visitas ao Memorial do Rio Iguaçu e aos Mananciais da Serra, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Também continuam fechados todos os ambientes que compõem os Mananciais, como o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, o Mirante das Águas, a Barragem de Piraquara I e o Reservatório do Carvalho.

O fechamento ocorreu em conformidade com as orientações sanitárias sobre a pandemia de Covid-19 e em respeito aos decretos municipais que restringem a abertura de espaços culturais e educativos.

“Não estamos realizando visitas desde março de 2020, porém, aos finais de semana temos registrado um insistente e preocupante fluxo de pessoas indo a esses locais. Não é o momento para aglomerações e fazemos um alerta porque isso pode facilitar o contágio do novo coronavírus. Esses são espaços educativos, de grande valor histórico, simbólico e afetivo para o Paraná e para a Sanepar. Precisam continuar sendo locais de beleza e de transmissão de saber e não da Covid”, alerta o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima.

ESTADO

Como parte de sua missão educativa, a Sanepar mantém mais de 20 espaços importantes de visitação no Estado, como o Reservatório Botuquara, em Ponta Grossa, estações de tratamento de água e de esgoto, laboratórios e outros espaços utilizados para ensinar sobre o saneamento. De acordo com a Sanepar, todos estes locais permanecerão fechados à visitação até que existam condições sanitárias seguras para a reabertura.

A companhia pede que os interessados aguardem o anúncio das novas datas de abertura de todos os espaços de visitação, cuja lista encontra-se no site da empresa site.sanepar.com.br/visitacao-lista

VIRTUAL

Como alternativa para as ações educativas, a Sanepar, por meio da Gerência de Educação Socioambiental (GESA), ligada à Diretoria de Meio Ambiente, tem promovido eventos pela internet, como webinários e visitas virtuais.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que as visitas virtuais ainda estão em fase de testes, mas que, para o ano de 2021, a Sanepar já está com uma série de webinários programados. “Há edições internas, apenas para nossos empregados, e outras externas, em eventos gratuitos e abertos ao público, com temáticas atuais e relacionadas com a questão ambiental”, disse. “Os próximos webinários abertos ao público ocorrerão em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, em junho, em celebração ao Dia da Árvore, em outubro, e em comemoração ao Dia do Rio, em novembro”.

 

*informações da AEN-PR

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.