Destaque
Matinhos: Sedest apresenta nesta segunda-feira (14) o projeto do canteiro de obras da recuperação da Orla
Imagem: IAT/PR
Com informações da AEN/PR

O Governo do Paraná por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), estará em Matinhos nesta segunda-feira (14), com o Secretário da pasta, Márcio Nunes, juntamente com representantes do Consórcio Sambaqui e a Prefeitura de Matinhos, para apresentar o canteiro de obras do projeto de Recuperação da Orla do município.

No local, já estão armazenados os primeiros tubos que serão utilizados para as obras de dragagem para engordamento da faixa da areia em 3 metros de largura. São tubos de 12 metros de extensão e 6 toneladas cada. Na ocasião, também será apresentada como será realizada a dragagem.

OBRA:

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), as obras de Recuperação da Orla de Matinhos compreendem os serviços de engordamento da faixa de praia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima, bem como a pavimentação e a recuperação de vias.

Trata-se de um projeto de cunho ambiental e social, que integra a proteção costeira frente aos processos de erosão marinha, o saneamento com as obras de micro e macrodrenagem, com adequado tratamento que irão melhorar a balneabilidade e a salubridade e minimizarão as enchentes que atingem todas as classes sociais sem distinção e a revitalização paisagística e modernização viária. Estas obras trarão um grande impacto positivo de caráter ambiental, de saneamento e sobretudo social para o município de Matinhos com reflexo na economia local e do Estado do Paraná com incremento no turismo.

As soluções deste projeto promoverão um melhor funcionamento do sistema de drenagem do litoral, o controle e a minimização da erosão marinha, além da revitalização urbanística da Orla de Matinhos, que irão trazer inúmeros benefícios não só aos moradores locais, como também à população paranaense em geral e aos turistas nacionais e internacionais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.