×

Milhares de devotos levam Nossa Senhora do Rocio ao Santuário em Procissão Luminosa de retorno

A peregrinação que tem como ponto de partida a Catedral Diocesana de Paranaguá marcou o fim da 208º edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio que teve início no dia 06 de novembro A noite do dia 16 de novembro ficará marcada na história da Igreja Católica do Paraná após a realização da […]

A peregrinação que tem como ponto de partida a Catedral Diocesana de Paranaguá marcou o fim da 208º edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio que teve início no dia 06 de novembro

A noite do dia 16 de novembro ficará marcada na história da Igreja Católica do Paraná após a realização da segunda procissão luminosa de retorno em honra a Nossa Senhora do Rocio. Uma multidão de devotos percorreu as ruas da cidade mãe do Paraná para entregar a imagem da santa ao Santuário Estadual.

O missionário redentorista, Cleiton Silveira, explicou a tradição da procissão e do trajeto realizado todos os anos. “A história conta que quando imagem de Nossa Senhora do Rocio foi encontrada na baía de Paranaguá, os bispos e padres definiram que ela deveria ficar em uma igreja central (Catedral), mas, que de forma misteriosa, a imagem aparecia novamente na pequena igreja do rocio e que por isso todos os anos ocorre a procissão de ida e de retorno do Santuário para a Catedral”, contou.

Chegada do andor de Nossa Senhora do Rocio no Santuário. Imagem Ronaldo Damasceno/TVCI

O caminho foi iluminado por velas e lanternas de celulares que permaneceram acesas até a chegada na igreja. O momento foi de muita emoção e reuniu cerca de 15 mil pessoas que participaram a pé, de carro e motocicleta.

Procissão Luminosa de Retorno começou a ser realizada à noite em 2019 e, devido à adesão do povo, continuou no mesmo horário. Anteriormente, ela acontecia no período da tarde, assim como a Procissão Solene, porém, muitos devotos não conseguiam participar por estarem em horário de trabalho.

“Foi uma noite muito especial, estou muito feliz. Com essa procissão, encerramos o tempo das celebrações religiosas e ver a manifestação do povo com as velas acesas e a multidão que saiu às ruas foi muito emocionante, muito bonito de ver. Ficarei com essa imagem na memória para sempre, foi uma das manifestações mais bonitas em que já estive”, comentou o padre Dirson, reitor do Santuário.

Ele ainda fez questão de destacar que o Santuário já começa a se preparar para a próxima Festa da Padroeira, em novembro de 2022. “Se Deus quiser, ano que vem teremos mais possibilidades de programação, com o fim da pandemia. Participar de um encerramento como esse, nos motiva a preparar a próxima festa com mais empenho, nos enchemos de inspiração”, afirmou.

Nossos Programas