A Prefeitura de Morretes decretou na manhã desta segunda-feira (01), situação de emergência em decorrência das fortes chuvas no município nos últimos dias.
As enchentes dos rios Nhundiaquara, Catira, São João, Marumbi, do Pinto, Cascatinha, Sagrado e seus afluentes, ultrapassaram às respectivas cotas de alarme, provocando inundações nas regiões por onde esses rios passam. O Corpo de Bombeiros informou que o rio Nhundiaquara ultrapassou os 4 metros de altura no último domingo (31), o que significa que estava acima do normal. A tendência é que diminuía o volume de água nos rios, caso a chuva fique entre intensidade baixa ou moderada.
De acordo com o Decreto nº 215 expedido pela Prefeitura do município, a coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, está se mobilizando para desencadear o Plano Emergencial a desastres. O decreto também convoca voluntários para reforçar ações de respostas aos alagamentos, junto à comunidade. Essas atividades serão coordenadas pela Defesa Civil.
Os agentes da Defesa Civil estão autorizados a entrar em casas, caso seja necessário, para auxiliar ou prestar socorro a famílias que estejam em situação de vulnerabilidade decorrente as chuvas e as enchentes dos rios.
O Decreto entrou em vigor na manhã desta segunda (01) e segue até o dia 30 de novembro de 2021, podendo ser renovado, se houver novos casos de chuvas intensas na região.
Confira o Decreto na íntegra: