Marcando o inicio das visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, nesta terça-feira (24), estará a partir as 8h, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Lá, o Missionário Redentorista e reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, celebrá uma missa na capela da sede do Governo Estadual do Paraná. A peregrinação com a imagem da Padroeira do Paraná integra o cronograma da 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, considerada a maior festa festa religiosa do Sul do Brasil.
Com o tema “Meu espírito se alegra em Deus” (Lc. 1,47) a festa acontece do dia 04 a 19 de novembro e contará com toda a programação tradicional com parques, shows nacionais, barracas do Mercado Persa e de produtos alimentícios, além das procissões ciclísticas, motorizada, moto romaria, marítima, cavalgada, procissão das crianças e as procissões solenes de ida e retorno.
No ano passado a imagem peregrina esteve na sede do governo em novembro. Na oportunidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou a recepção da imagem. “O Paraná é o único Estado do Brasil com uma padroeira reconhecida pelo papa. Isso representa a fé católica do Estado. Tem também a festa, que faz parte do turismo religioso paranaense, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. É uma alegria ver essa rota sendo feita por várias localidades e hoje chegando aqui no Palácio Iguaçu”, disse o governador.
Após a recepção, o reitor do Santuário do Rocio, localizado em Paranaguá, padre Dirson Gonçalves, fez uma benção na Capela do Palácio e ressaltou a importância do diálogo pacífico da atual gestão.“Nosso Estado quer paz e a Nossa Senhora quer trazer isso hoje, não só nesta sede, mas para todos os municípios. Que essa energia circule em todo o Paraná”, disse.