Colaboração Rafael Paes
Os 87 anos da existência do Porto de Paranaguá, podem ser traduzidos em milhares de trabalhadores que diariamente vestem a camisa e fazem o gigante de aço e concreto, crescer. Quando o Porto bate recorde, números apresentados são traduções dos esforços, da dedicação de toda a comunidade portuária. O objetivo comum é fazer com que a movimentação aumente e nessa busca incessante por excelência, todos ganham.
A Portos do Paraná também pensa na questão ambiental do litoral, por isso mantém atualmente diversos programas ambientais, que visam reduzir os impactos causados pelas operações do terminal. Essas iniciativas promovem a preservação da flora e da fauna do litoral paranaense. O Gigante da economia portuária está localizado bem no meio de uma das maiores reservas da Mata Atlântica do país.
Vinte programas de monitoramento e ações sócio ambientais são mantidos, que por meio de subdivisões, chegam a cerca de 40 ações. Essas ações contemplam duas grandes linhas, saúde e segurança do trabalhador portuário e gestão ambiental.
Comunidades Ribeirinhas são beneficiadas com esses projetos, dentro do programa Educação Ambiental, que trabalha junto à gestão ambiental e agrofloresta.
E como o Porto não para nunca, novos projetos ambientais, de saúde e de segurança no trabalho, estão por vir. Basta a comunidade do litoral, esperar por eles.