A Portos do Paraná irá retomar as atividades de perfuração e detonação da Pedra da Palangana entre os dias 12 e 30 de abril, estando previsto para acontecer entre 15h e 17h, conforme cronograma disponibilizado no site da empresa.
Para a conclusão da dragagem, a equipe técnica constatou a necessidade de novas detonações para eliminar pontos mais altos da rocha, que permanecem inteiros, ainda colocando em risco a navegação pelo local, que são dos pontos AD05 e AD06.
A empresa pública alerta a comunidade portuária e demais trabalhadores que circulam pela área da obra, que as medidas de segurança devem ser retomadas. Todos devem ficar atentos aos avisos sonoros que são emitidos:
– 20 minutos antes: durante 30 segundos
– 10 minutos antes: durante 1 minuto
– 5 minutos antes: durante 1 minuto
– 1 minuto antes: o aviso toca continuamente até 30 segundos depois da detonação.
Uma equipe multidisciplinar especializada estará de prontidão para prestar os atendimentos necessários e garantir a segurança dos animais marinhos no local.
Ao todo, nesta obra de derrocagem estão sendo removidos um total de 22,3 mil metros cúbicos das formações rochosas, o que corresponde a 12% do total da Pedra da Palangana. A ação está licenciada e autorizada pelo Ibama por meio da Licença de Instalação nº 1144/2016, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do porto de Paranaguá.