Destaque
Prefeitura de Guaraqueçaba se manifesta sobre descarte irregular de lixo hospitalar
Colaboração Bruna Letícia

Nesta semana o município de Guaraqueçaba foi denunciado por descarte irregular de lixo hospitalar. Após a polêmica, a Prefeitura do município se manifestou sobre o caso durante a noite desta quinta-feira (07).

Os sacos de lixos encontrados no terreno onde fica a Secretaria Municipal de Saúde continham seringas usadas, medicamentos vencidos e testes para Covid-19 lacrados. A fiscalização foi realizada pela Polícia Ambiental, dois vereadores participaram da fiscalização e informaram que a Câmara Municipal vai cobrar esclarecimentos sobre o ocorrido.

O terreno onde o lixo foi descartado também é próximo à unidade de saúde da cidade. Sobre essa situação, a Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba informou por meio de nota que “a situação denunciada se deu por conta da reforma do espaço destinado ao depósito dos materiais, que foram condicionados em área externa ao lado da UBS, com todos os volumes lacrados sobre uma placa de pvc, isolando o solo, e com cobertura dupla de lona plástica, preservando o ambiente”.

A produção da TVCI recebeu pela manhã desta sexta-feira (08), a informação de que a diretora do Hospital Regional de Guaraqueçaba, Lorizete Machado, foi exonerada do cargo, por ter recebido lixo hospitalar do município de forma irregular, na tentativa de ajudar seu marido, Alcendino Ferreira Barbosa, Secretário municipal de Saúde, sem autorização da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas).

A emissora acessou o Portal da Transparência do município e até o momento ainda consta o nome de Lorizete Machado como diretora do Hospital.

O Secretário municipal de Saúde também se manifestou sobre o caso em nota:

“As equipes da secretaria de saúde tem se esforçado ao máximo para levar saúde e proteção a população, ninguém estava preparado para o caos de saúde mundial causado pela pandemia, procuramos acertar sempre, e, se porventura cometermos erros humanos, certamente serão corrigidos, importa que permaneçamos unidos e não desistamos.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.