O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior visitou nesta quarta-feira (20), o Pyxis Ocean, primeiro navio “verde do mundo” que utiliza o vento para economizar combustível durante a sua navegação, reduzindo em até 30% a emissão de gás carbônico na atmosfera.
O navio partiu do Porto de Xangai na China para a sua primeira viagem com essa nova tecnologia para o porto paranaense. Após ser carregado, ele levará mais de 60 mil toneladas de farelo de soja para à Polônia. O navio será operado pela Cargiil, empresa que fretou o transporte.
“Em sua primeira viagem, o navio mais sustentável do mundo escolheu como destino o Porto de Paranaguá, o mais eficiente do Brasil, e fica justamente no Estado mais sustentável do País”, disse Ratinho Junior. “Essa é uma demonstração de que o mundo está olhando para o Paraná, referência em produção, logística e sustentabilidade”.
“Receber um navio com essa inovação demonstra que o nosso porto é referência para o mercado em eficiência e sustentabilidade, o que nos compele a inovar cada vez mais, para oferecer uma opção logística sustentável para o mundo”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“O Porto de Paranaguá já é o mais eficiente do Brasil, e agora recebe essa tecnologia inédita para os portos do País. Quando alguém avistar esse navio com velas de 38 metros de altura, saiba que a viagem que ele fez economizou toneladas de combustível que seria emitido no meio ambiente”, destacou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.