Neste sábado (11) os devotos de Nossa Senhora do Rocio receberão em seu santuário uma visita especial da imagem de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai. A recepção da imagem será feita durante uma celebração que será feita em espanhol. Os cantos, as leituras e os ritos serão de responsabilidade da comunidade paraguaia.
A celebração será ás 17h e será presidida pelo Padre da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR) Fred Duarte e também contará com a presença da comunidade paraguaia em Paranaguá e Curitiba. Outra novidade será a permanência da imagem de Nossa Senhora do Caacupé em um nicho para visitação dos devotos da padroeira, no presbitério.
História
Caacupé é uma palavra guarani que significa “detrás dos montes” e nome da bela cidade da Cordilheira dos Altos, no Paraguai. Situada a 53 quilômetros da capital Assunção, possui uma das mais lindas paisagens do país e é considerada a Capital Espiritual da República, porque na sua Basílica se venera a Virgem de Caacupé, padroeira da nação.
Atualmente, Nossa Senhora de Caacupé é considerada a Padroeira do Paraguai, também conhecida como “A Virgem Azul do Paraguai”. Sua festa é celebrada anualmente no dia 08 de dezembro, quando milhares de peregrinos do país inteiro vão ao Santuário de Caacupé para venerá-la, demonstrar seu amor e gratidão por suas graças e proteção. Algumas pessoas trazem também seus animais para serem abençoados pela padroeira do país.
Sua festa anual ocorre no dia 8 de dezembro, data em que se celebra a imagem da Imaculada Conceição.