Na última quinta-feira (26), uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi resgata na Praia Central de Matinhos por uma equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.
O animal foi encontrado bastante debilitado, com a nadadeira anterior direita amputada e uma carga elevada cracas e ectoparasitas na carapaça, o que demostra o grau de severidade que o réptil foi encontrado.
A tartaruga foi encaminhada ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CRED) na UFPR para receber os primeiros atendimentos e estabilização, sendo feito curativo e tratamento com diversos medicamentos para dor e evitar processos inflamatórios e infecciosos na lesão. O animal será mantido em tratamento intensivo até que sua condição clínica melhore para ser encaminhada para um procedimento cirúrgico.
“O principal neste processo de estabilização será avaliar o comportamento do animal e ver como ele responderá ao tratamento nos próximos dias”, ressalta o médico veterinário Fábio Lima.
A tartaruga-cabeçuda é considerada uma espécie ameaçada de extinção, segundo critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Caso encontre animais marinhos encalhados, debilitados ou mortos, avise nossa equipe pelos telefones: 0800 642 3341 ou (41) 99213-8746 (telefone e whatsapp)
Crédito do Vídeo: Nosso Litoral