Matinhos irá sediar um torneio de pesca no próximo domingo (26), a modalidade em disputa será a “Surfcasting” – Pescaria em Terra Firme, seguida de lançamento de linha. A prova será realizada no balneário Rivieira I, com início programado para às 08h e encerramento às 12h. O pedido é para que o trecho do evento não tenha embarcações, motores e nem lançamento de redes enquanto houver a disputa.
Com mais de 100 atletas vindo de outros estados, este será o maior torneio de pesca de praia já realizado no litoral do Paraná. O evento foi idealizado pelo Clube de Pesca Puxa Sargo, que também será responsável pela organização. A competição terá o apoio da Prefeitura de Matinhos, por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente.
Além dos paranaenses, estão confirmados nomes que fazem parte de clubes de pesca renomados, além de pescadores amadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A competição será baseada na pesca de espécies, respeitando as medidas da Tabela IBAMA, em que peixes abaixo das medidas serão automaticamente devolvidos ao mar. As iscas necessariamente serão de camarão morto in natura. Na pesagem, os pescados receberão a seguinte pontuação: 2 pontos por peixe + 5 pontos a cada 100 gramas.
Os pescadores estarão separados por raias de 20 metros, respeitando o distanciamento entre eles. Os competidores podem ter várias varas de pesca montadas, mas apenas uma linha na água, com chicotes de no máximo dois anzóis.
Durante a prova os pescados deverão ser armazenados nos baldes e após o término, serão levados até a comissão de fiscais de prova embalados em seus sacos identificados com o número de prova e lacrados pela organização. Depois de pesados todos os sacos dos competidores, serão anunciados os vencedores da disputa. Todos os peixes pescados serão destinados a uma entidade, que acolhe pessoas que estão em tratamento para a dependência química.